Distribuições Linux
Distribuições Linux

Primeiramente o que é Distribuição Linux?

Distribuição é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.

Como o Linux e a maior parte dos softwares incluídos em distribuições são livres, qualquer organização ou indivíduo suficientemente motivado podem criar e disponibilizar (comercialmente ou não) a sua própria distribuição. Isso faz com que hoje haja registro de mais de 300 distribuições ativamente mantidas, embora menos de 20 delas sejam largamente conhecidas. Irei citar algumas distribuições que fazem sucesso, com seu público...


 

Fedora

Fedora é uma distribuição Linux que apresenta a mais recente tecnologia em software livre. O Fedora é sempre livre para qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir.  Em Maio foi disponibilizado o Fedora 17 “Beefy Miracle” e depois de vários atrasos (cerca de dois meses),  eis que a equipa do projecto Fedora disponibilizou a versão beta do Fedora 18, baptizado de “Spherical Cow” já em finais de Novembro.

 


 


 

Dreamstudio

 


DreamStudio é uma distribuição baseada no Ubuntu que contém ferramentas para criar gráficos impressionantesvídeos, música inspiradora e sites profissionais.
Alguns dos aplicativos incluídos e pré-configurado incluem

 

Cinelerra - um editor de vídeo não-linear poderoso
Ardour - uma estação de trabalho de áudio digital profissional
CinePaint - uma ferramenta para o movimento de imagem frame-by-frame retoque)
Blender - Gráficos 3D aplicação
Inkscape - um editor de gráficos vetoriais
Synfig Estúdio - um software de animação 2D baseado em vectores
Kompozer - um sistema completo de autoria web
e muitos outros.